terça-feira, 29 de setembro de 2009

L' Aventure C'est L' Aventure





O filme se inicia numa França onde os debates políticos e ideológicos ainda eram a ordem do dia ,  na ressaca dos movimentos estudantis socialistas do final dos anos 60 . O diretor Claude Lelouch clareia as idéias na base da paródia , nesse filme satírico e completamente anarquista / anarquico , que conta a história de 5 amigos que após fracassos nos negócios sujos pessoais resolvem ingressar na vida do crime (de "marxistas" a "Grouxo Marxistas"), organizando sequestros de celebridades, grandes trapaças , atos terroristas e afins . Filmado numa época em que a França e o mundo viviam um momento "politizado" jamais visto. Tanta ideologia, análise sociológica e teorias sociais seduziam uma horda de intelectuais e acadêmicos, mas Lelouch achava era mesmo graça de tudo isso. Aí eu digo, gênio !  





Pelo caminho, os cinco bandidos cruzam com um general rebelde de alguma republiqueta latina (Gen Suarez - claramente Fidel) , e sobra até para o Papa. É um fime ideológicamente anárquico, debochado, sem noção (aqui uma qualidade) uma espécie de filme dos trapalhões com ares franceses , talvez essa seja a melhor definição , mas com certeza o filme tem seus bons momentos. Claude Lelouch era jovem ainda , e parece que estava mais era a fim de cagar na cabeça de todo mundo mesmo, numa época em que as pessoas estavam levando as coisas muito à sério. Esse filme é a constatação bem vinda de que, em ultima análise, politica, igreja, comunismo, showbizz, tudo não passa de uma farsa afinal.

Curiosidade suplementar, o primeiro a ser sequestrado pelo grupo é o ícone do Rock francês, se é que isso existe, Johnny Hallyday. O cara existe mesmo, e é a Tour Eiffel do rock francês  !



               


Titulo original : L'Aventure, c'est l'Aventure
Diretor : Claude Lelouch
Ano : 1972
País : França / Itália
Awards : Nenhum

Um comentário:

  1. Eu asistí este filme a muuuitos anos na Argentina, so que ese "Gen Suarez" na traducçao eles chamaban de "Ernesto" (sim, era o propio Che Guevara!)Pena que minha net e discada e não tem paciença para baixar o Torrent, adoraría asistir novamente, na época rí muito com eses 5 doidos. Imperdivel!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...