sábado, 26 de setembro de 2009

O Ultimo Portal




                           


Corso é um cético e pragmático negociante de livros raros em NY que recebe uma tentadora encomenda de um rico e influente homem de negócios interessado em ocultismo : encontrar a qualquer custo um antigo exemplar de um livro que trata de magia negra. Porém , no decorrer das buscas , Corso se dá conta que o livro carrega em si uma terrível maldição, e que talvez exista mesmo algo nele além do que os olhos podem ver.


                             


Eu sou um grande fã desse filme. De verdade. Já o vi muitas vezes, e pretendo continuar assistindo. Pra começar é um filme provocativo, pois trata de satanismo, um tema geralmente considerado tabu pelo senso comum, o que é uma bobagem, pois o diabo é apenas uma mitologia tão interessante quanto qualquer outra. Não e surpresa que o filme tenha falhado comercialmente nos USA, pois são um país muito temente à Deus, e naturalmente morrem de medo do Diabo.

Roman Polanski  é para mim um dos grandes diretores de cinema vivos. Sou um grande admirador, e deixou sua marca instigante nesse thriller bem atmosférico , detalhista , e de belas locações, que tem ao mesmo tempo um inegável feeling de sessão da tarde. Ele explora os clichês do ocultismo, retornando ao tema que fez célebre anos antes o seu seminal Bêbe de Rosemary, mas desta vez de maneira menos sombria, quase divertida.





Como o cinema é também porta de entrada para outros universos culturais, vale relembrar que o filme é baseado no livro do espanhol, Arturo Pérez Reverte, El club Dumas, que eu nunca li, mas um dia lerei, pois sei que foram feitas algumas modificações no roteiro. Como curiosidade, seu autor é um renomado jornalista-escritor-intelectual, figura emblemática da cultura espanhola contemporânea, e que foi repórter de guerra em inúmeros conflitos mundo afora, mas que agora se dedica à escrever ensaios bombásticos sobre a calamitosa situação atual da Espanha. Por ter criado O Ultimo portal, já mereceria um lugar no céu, caso o céu existisse.



Titulo Original : The Ninth gate
Diretor : Roman Polanski
Ano : 1999
País : França / Espanha / USA
Awards : Europe Film awards / Saturn Award / Golden reel awards / Taurus Awards

8 comentários:

  1. GRANDE POST!!!!!!!!!!

    Pode não ser raro e pode ser também presença fácil na TV a cabo, mas eu não tenho e não gosto de TV a cabo e tão pouco conhecia esse filme. Vou baixar SIM. Pelo currículo do Polanski, não é comum ele apelar para sustos e sim trabalhar com medo e tensão. Hoje opta-se por filmes de terror que dão sustos apenas. É um mais barulhento que o outro dando APENAS sustos e nada mais. Grande post e conferindo AGORA!

    ResponderExcluir
  2. Esse filme é muito bom mesmo , acho que tá no nivel do bebe de rosemary e lua de fel (meus outros polanski prediletos).. espero que goste
    [ ]s

    ResponderExcluir
  3. Assisti o filme!!!! É muito bom. Gostei mesmo!!! Não conhecia esse filme.... A legenda recomendada não está sincronizada. Baixei esta e funcionou perfeitamente:

    http://legendas.tv/info.php?d=a8627b97974abd7fb994e90a33e9e263

    ASSISTAM!

    ResponderExcluir
  4. Po valeu pelo toque joker , vou ate acertar o link com essa legenda que vc postou ...
    E o Polanski hein ? dessa vez pegaram mesmo o cara .. rss
    [ ] s

    ResponderExcluir
  5. Pegaram sim! Eu não tenho mais notícias. Soube essa semana que a França e um outro país que não lembro qual estavam a favor dele!
    Algumas coisas: é grande cineasta, teve uma vida complicada e é bom que se assista "Helter Skelter", grande filme que explica o porquê que sua vida é/foi complicada!

    ResponderExcluir
  6. Jorge , pelo que parece o Corso consegue fazer a mandinga certa e fica amigo do chifrudo , no caso uma loira pra lá de boa , e transcende ..
    [ ]s !

    ResponderExcluir
  7. Concordo com o Lord Vader.

    Joker (sumido mas nunca ausente!)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...