quarta-feira, 14 de outubro de 2009

24 hours party people



Grande filme, no formato falso-documentário, sobre o surgimento, ascenção e queda da chamada "cena de Manchester", e seus breves anos como referência de musica, comportamento e drogas, para o resto da Inglaterra e do mundo. A história é contada do ponto de vista do empresário Tony Wilson (morto em 2007) - patrono da cena, a partir do momento em que teve uma epifania num show dos Sex Pistols . Os fatos mostrados vão desde o crepúsculo do punk, passa pela fundação do mítico selo Factory (que lançou Joy Division, New Order e Happy Mondays) e cujos contratos eram escritos com o sangue do próprio Wilson, e vai até o advento do lendário clube Hacienda e o advento da cena eletronica rave e seus paraísos artificiais de ecstasy.




Um filme espetacular. Vale a pena assistir numa sessão dupla com o Control (já postado aqui), porque os dois filmes se complementam.







Titulo original : 24 Hour Party People
Diretor : Michael Winterbottom
Ano : 2002
País : UK
Awards : British Independent Film Awards / Cannes / Chlotrudis Award / Emden Film Award / Empire Award / London Critics Circle Film Awards / Political Film Society, USA / Golden Satellite Award , entre outros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...