domingo, 25 de outubro de 2009

Blow up


Esse filme é antes de mais nada um retrato muito preciso e, quase historiográfico, do que foi a Swinging London e suas peculiaridades de estilo, musica, atitude, amor livre e drogas, que fizeram da cidade de Londres a "Florença" do final dos anos 60, e curiosamente feita pelo mestre italiano Michelangelo Antonioni, o que prova que o olhar de fora quase sempre é o mais apurado. O filme é um verdadeiro testemunho fílmico da coisa toda, capturando com grande sensibilidade o momento de uma maneira brilhante, moderna e dentro do próprio espírito da época, o que dá a obra inclusive um sensacional caráter datado que soma algo a mais ao filme.



Thomas é um fotógrafo requisitado e blasé, quase um proto yuppie, elegantemente entediado em sua persona britânica, que vive a glória de ser quem é, até que ao fotografar ao acaso um parque, acaba clicando involuntariamente um crime. Essa é a estrutura da história, mas o apelo forte do filme, sua verdadeira vocação, está mesmo no aspecto visual.



Como curiosidade estão os Yardbirds, numa gig da então Londres alternativa (e toda a fauna ali reunida), tendo na guitarra um sorridente, e quase garoto-prodígio Jimmy Page, já dominando com maestria o seu instrumento, e assistindo um temperamental Jeff Beck destruindo sua guitarra!
Um filme de grande valor histórico, artístico. Um documento da chamada era psicodélica, em forma e conteúdo.

Titulo original : Blow up !
Diretor : Michelangelo Antonioni
Ano : 1966
País : UK / Itália
Awards : Cannes (vencedor) / Globo de Ouro / BAFTA / National Society of Film Critics , entre outros 



2 comentários:

  1. não foi ERIC CLAPTON que quebrou a guitarra. foi JEFF BECK. na verdade ANTONIONI queria que o WHO aparecesse nessa cena, pois já vinham quebrando a aparelhagem em shows mas não conseguiu a sua participação. então conseguiu que o YARDBIRDS fizesse a tomada. na cena aparcem ainda KEITH RELF ( vocalista que faleceu anos depois) e JIMI PAGE rinaod da cena de BECK quebrando a guitarra. excelente blog, parabéns.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...