quinta-feira, 8 de outubro de 2009

If ..




Extraordinário filme que mostra o cotidiano de um colégio privado britânico, exclusivo para garotos, e sua estrutura anglicana , rígida e esnobe , que nada fazia além de reforçar ainda mais um decadente sistema de classes , representando de certo modo uma extenção da sociedade Britânica como um todo. Mas nos anos finais da década de 60 esse sistema estava entrando em colapso , e a velha Inglaterra nunca mais seria a mesma . Não que toda a fleuma dos Brit tenha acabado , mas este precioso filme é um sinal emitido pelo diretor Lindsay Anderson , uma espécie de líbelo , rude e anarquico , usando uma instituição de ensino como uma metáfora do anacronismo das instituições em relação ao que estava acontecendo no mundo real.






Lindsay Anderson foi basicamente um documentarista, que dirigiu algumas ficções, e tem sua imagem associada ao movimento inglês do free cinema, uma série de filmes independentes, feitos com captação de recursos próprias, cuja estética remete ao movimento do cinema objetivo, e em ultima análise ao Kino-pravda russo. Em resumo, documentários ultra realistas feitos de maneira quase ascética. Mais tarde cristalizou-se com o movimento da British new wave, espécie de resposta britânica à nouvelle vague francesa, que incluia nomes como Nicolas Roeg, Ken Loach, Richard Lester, e um dos prediletos daqui da casa: Ken Russel.






Pra mim esse é um dos grandes filme para se entender melhor aquela idiossincrática ilha do Norte . É uma espécie de canção do Pulp em forma de longa metragem. Foi também através desse filme que Kubrick descobriu Malcom McDowell , e  o escalaria como o sociopata Alex de Laranja mecânica. Não por acaso , podería-se dizer que os dois personagens são gêmeos , separados na maternidade . Um filme controverso ,  surpreendente e perturbador.








Titulo Original : If ...
Diretor : Lindsay Anderson
Ano : 1968
País : UK
Awards : Cannes / Golden Globe

2 comentários:

  1. Maravilha.
    Excelente espaço para reflexão.
    Certamente voltarei mais vezes.
    Convido a conhecer FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... em http://www.silnunesprof.blogspot.com
    Saudações Florestais !

    ResponderExcluir
  2. valeu silvana .. esse filme é realmente sensacional ..
    valeu ..[ ]s

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...