segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Salaam Bombay




No começo desse ano assisti Slumdog Millionaire (Quem quer ser um Milionário ?), e fiquei de bobeira, um filmaço, que me pareceu bem original, e desmentia a falsa e cansativa imagem romanceada da Índia que é normalmente vendida para o ocidente, de um país pobre sim, mas cheio de "pureza, magia" e misticismo nas pessoas. O que eu descobri com Salaam Bombay é que 20 anos antes, a diretora indiana Mira Nair, filmou essa grande obra, uma espécie de filme precursor de Slumdog, e ainda melhor realizado, mostrando um mundo mal com pessoas más. Seria muito clichê chamar o filme de Pixote Indiano, mas não tem como não chamar, porque ele é exatamente isso: a vida de um grupo de meninos de rua na caótica e sórdida Bombaim (atual Mumbai), cujo protagonista se chama emblematicamente Krishna, um garoto abandonado pela família que se vira como vendedor ambulante de chá com leite (alguém se lembra de uma daquelas vinhetas mal assombradas da MTV, de um menino indiano dançando com um monte de copos e um pano de prato ? Descobri de onde veio).





O filme é um realista desfile de misérias, droguices e barbaridades, e envolve crianças, então é fácil pensar em um dramalhão, mas como Pixote, Salaam Bombay não é um melodrama. Como o filme de Hector Babenco, os atores são de fato meninos de rua, o que não é surpreendente porque Mira Nair começou como documentarista, fato que geralmente rende mais tarde bons diretores cujas "ficções" costumam documentar muito bem a realidade. É exatamente o caso aqui. Esse foi o primeiro longa de Mira, que de cara já faturou Cannes, e é um bom representante do prolífico cinema indiano, que também tem vida em abundância fora do delirante estilo Bollywood.



                     


Titulo original : Salaam Bombay !
Diretor : Mira Nair
Ano : 1988
País : India / UK
Awards : Cannes / Telluride Film Festival / Los Angeles Film Critics Association / Globo de Ouro / British Academy of Film , entre outros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...