sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Santa Sangre







Esse é mais um delírio alucinatório do interessante (e agora icônico) diretor chileno Alejandro Jodorowsky (do clássico alternativo El Topo), cujos trabalhos resultam habitualmente em filmes infames e cheios de estranhezas, que são a marca registrada deste peculiar diretor. Basicamente, a trama central do filme se foca em uma família de circenses, horrivelmente destruída após a descoberta de uma traição conjugal, e no trauma profundo que isso cria no filho único do casal, Fênix, que acaba vivendo como um animal num manicômio. Porém, Fênix escapa do hospício, e guiado pela sua mãe, começa um processo bizarro de cura dos seus traumas de infância. 



                  



Ligeiramente caótico como tudo mais que Jodorovsky fez, trata-se de um filme cheio de metáforas, imagens perturbadoras, e elementos psicanalíticos, que são marcas comuns do cinema de seu cinema. Mais uma vez, ele desconhece convenções, e, talvez pela necessidade de chocar com estilo, desfila na tela várias figuras dignas de um freak show: anões, deficientes físicos, e até um grupo de adolescentes com síndrome de down (que cheiram cocaína e a seguir dançam por entre travestis ! Sim, ele teve peito para bancar isso). Um filme ultra bizarro.

 

     
                        
 
                           
Titulo original :  Santa sangre
Diretor : Alejandro Jodorowsky
Ano : 1989
País : Itália / México
Awards : Academy of Science Fiction , Fantasy and Horror Films (Vencedor)

2 comentários:

  1. Jodorowsky é uma personalidade surpreendente, nunca mais semiótica foi apenas semiótica após Jodorow. sse filme é excelente ! El Topo é best ! :}}}}}}}}}}}}}}}}

    ResponderExcluir
  2. Pois é Gigi , segundo as palavras dele mesmo : " Frente ao mar , Que estranho ser eu!" ..
    Grande sujeito !
    Para mais dele acesse http://palavrasjodorowsky.blogspot.com/

    [ ]s!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...