sábado, 17 de outubro de 2009

Sid and Nancy




Sidney era um punk, marginal e químico, que vivia em estado de delírio permanente. Praticamente incapaz de saber/poder tocar seu contrabaixo, se juntou aos Sex Pistols, na época a grande sensação (trapaça ?) do rock britânico. fabricada na cara dura pelo empresário fanfarrão Malcom McLaren. Uma anti-banda, um enorme foda-se musical, mas que ainda assim (ou por causa disso) se tornou ultra influente em termos de som e atitude, e cujos ecos reverberam ainda hoje.





Quando Sid embarca numa relação amorosa com a groupier americana Nancy Spungen, igualmente sem-noção, as coisas ficaram realmente perigosas: um romance auto destrutivo de dois junkies em rota suicida. O filme foi dirigido por Alex Cox e contou com a presença impecável de Gary Oldman, que construiu um Sid Vicious psicopata, e dizem, bastante fidedigno, nesse trágico filme-tributo. Em geral, as pessoas envolvidas nos fatos narrados declarariam mais tarde que a porção do filme passada em New York é bastante fidedigna aos fatos, mas a porção londrina é bem fantasiosa. John Lyndon, por exemplo, o frontman dos Pistols, falou sem a menor cerimônia para Alex Cox, em plena première do filme: "Se eu tivesse uma arma agora te daria um tiro", no melhor estilo cockney marginal que gostava de fazer.




Como curiosidade está a presença de Courtney Love, interpretando o que ela mesma costumava ser antes de sua banda e casamento famosos: uma groupier retardada e sedenta por cocaína. Diz a lenda que para os textes do filme Love declarou ao diretor: "Eu sou Nancy Spungen !". Pelo que a vida real revelaria mais tarde sobre sua personalidade, ela parecia não estar brincando.


                            



Titulo Original : Sid and Nancy - Love Kills
Diretor : Alex Cox
Ano : 1986
País : UK
Awards : National Society of Film Critics / Festival de cinema de São Paulo  / NSFC Award / Boston Society of Film Critics Awards / Evening Standard British Film Award / BAFTA Film Award


2 comentários:

  1. Juro que eu ia perguntar ontem por esse filme! Essa foi incrível! Putz...

    ResponderExcluir
  2. POis é conscidência roqueira .. valeu !

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...