sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Teresa corpo de Cristo






Esse filme conta a história romanceada de Santa Teresa  , uma bela dama egressa de uma família influente na Espanha do século 16 (seu pai é um fidalgo poderoso) que quer transcender o seu papel de mulher numa sociedade machista , através do conhecimento e estudo. Para isso resolve se dedicar ao sacerdócio com grande paixão, e se matricula como noviça em uma instituição religiosa. Mas Teresa  leva a idéia de ser casada com Cristo longe demais  , e  passa a alimentar um forte desejo carnal por Jesus , o que ela de fato leva às vias de fato em meio aos seus êxtases.





Além disso Teresa descobre que o mundo dentro dos muros do convento é um antro de vaidade , injustiças , corrupção e materialismo, que em nada lembra a mensagem do seu , por assim dizer , esposo . Ela resolve então montar a sua própria ordem , das Carmelitas, mas para isso precisa enfrentar os poderosos homens da igreja e da cúpula do Vaticano. Enquanto espera suporta um dia a dia de severos castigos auto infligidos. 

Escrito e dirigido pelo diretor-galã Ray Loriga, o filme foi bastante atacado pelos cléricos espanhois em virtude da representação erótica que deu às visões de santa Theresa d'Ávila. Santa muito prezada dentro da forte cultura católica e conservadora da Espanha. Figura de destaque dentro do misticismo cristão, era de fato uma mulher culta, escritora, e reformadora do século 16. Seus êxtases foram na época interpretados como diabólicos por seus superiores hierárquicos, e Teresa se punia com torturas físicas cruéis. Tudo isso está no filme, que é um filmaço.

Título original : Teresa, El Cuerpo De Cristo
Diretor : Ray Loriga
Ano : 2007
País : Espanha / França / UK
Awards : Montréal World Film Festival / San Sebastián International Film Festival


2 comentários:

  1. Rapaz, vc gosta mesmo desses filmes com Jesus!

    Até fiquei curioso! Pena que está lento aqui, mas eu tenho paciência de esperar!

    hehehe

    ResponderExcluir
  2. Com certeza ! Esse é o tipo de assunto fascinante (como a tal da fé move as pessoas ...)que geralmente geram bons filmes atormentados , rss. É o tipo de postagem que sempre vai rolar aqui .. Valeu !
    [ ]s

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...