quarta-feira, 4 de novembro de 2009

1991 The Year Punk Broke


Para a geração grunge esse filme é o Woodstock + The Kids are alright + Gimme Shelter + The song remains the same + Qualquer outra coisa, só que muito, muito melhor.
Num momento de lucidez, o diretor David Markey teve a presença de espírito de registrar em película a turnê européia do verão de 1991 de todo o panteão de bandas underground (sim, ainda existia sentido nessa palavra) americanas de então. A coisa toda foi registrada tipo um minuto antes de tudo mudar para sempre, daí o seu valor histórico. Estão lá o próprio Sonic Youth, o Nirvana (instantes antes do estouro definitivo e fatal com o Nevermind), Dinosaur Jr, Mudhoney, Babes in Toyland, Bob Moud (ex Sugar), e os já vôvôs Ramones, meio que dando a benção e servindo de ponte entre o primeiro momento do punk e o tal "estouro" inusitado no memorável início da década de 90.

O documentário, toscamente produzido e editado, mostra o dia a dia da turnê, bastidores, e um bando de moleques adorando aquilo tudo , todos ainda ilustres desconhecidos passeando pela rua e deslumbrados com a sua posição de pequenas celebridades, especialmente o Nirvana , três retardados que nem faziam ideia do que estava à sua espera (embora o traço suicida de Kurt já estivesse bem claro). Mas os números musicais são o destaque: na minha opinião o ultimo registro de alguma coisa genuinamente sincera no rock, tudo muito visceral, forte mesmo, na falta de um termo melhor, punk. Pouco depois tudo na industria musical viraria apenas plástico, resina digerida pela mídia. Um filme de chorar.







Titulo Original : The Year Punk Broke
Diretor : David Markey
Ano : 1992
Awards : Nenhum 

Um comentário:

  1. esse filme é lindo msm. faço de suas palavras as minhas.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...