sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Camiño



Esse sensacional filme espanhol, baseado em uma história verdadeira, é acima de tudo um grande grito de horror frente a todo fundamentalismo religioso e pensamento estreito. Segundo o diretor Javier Fesser um filme que " critica os que querem que pensemos como eles". Uma linda e adorável menina é acometida de uma grave doença, e sua mãe, fanática seguidora do Opus dei, assume este terrível mal como um agradável sacrifício a ser oferecido a Deus, da mesma forma que a própria instituição tenta tirar proveito do caso em benefício próprio.



É um filme maravilhoso, bastante emocional, que mostra o fato incômodo do ocidente ter sim o seu próprio Taliban cristão. É um "foda-se" bem alto, porém dito com muita classe na cara da igreja, em uma obra que demonstra que a força do cinema contemporâneo da Espanha vai bem além de Almodovar.

Titulo original : Camiño
Ano : 2008
Diretor : Javier Fesser
Awards : Prêmio Goya de cinema Espanhol / Prêmio Gaudí de cinema / Cinema Writers Circle Awards - Spain / Festival Internacional de San Sebastian / Prêmio Sant Jordi / Prêmio Sindicato de atores de Espanha / Turia Awards



Um comentário:

  1. Camiño é um filme controverso e polêmico.
    Uma crítica a idolatria, fanatismo, ignôrancia e obscurantismo, é uma obra emocionante, comovente e humana.
    Ah vale a pena lembrar, vencedor de seis Goya, prêmio de maior prestígio do cinema espanhol.
    Excelente post, parabéns !!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...