segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Guernica




Esse documentário, embora de curta duração (apenas 13 minutos) é uma pequena obra prima que narra, em tom poético e aforismático, a história que há por trás desse majestoso painel pintado por Pablo Picasso, usando como imagens de fundo para a bela poesia de Paul Éluard, o próprio quadro em questão assim como outros do artista espanhol. Quando a Alemanha nazista bombardeou esse povoado basco ás vésperas da segunda guerra, com o pretexto de apoio ao levante fascista de Franco, estava na verdade testando o poder de fogo de suas divisões, que pouco depois estaria apontado o mesmo tipo de terror para toda a Europa livre.



Picasso exprimiu todo o seu horror em forma desse impressionante quadro, gigantesco, para que o massacre jamais fosse esquecido. Um filme bastante moderno para a época, que está totalmente inserido no espírito de vanguarda do artista. Realizado pelo honorável mestre Alain Resnais, um dos maiores documentaristas da história, dono de uma gramática elegante e bela, que dispensa maiores comentários.




Titulo original : Guernica
Ano : 1950
Diretor : Alan Resnais / Robert Hessens
País : França
Awards : nenhum

Um comentário:

  1. Guernica, além da beleza poética a música está super de acordo, comovendo do início ao fim, perfeito ! Em contradição com as cenas apocalípticas e históricas daquele 26 de abril de 1937 ...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...