quinta-feira, 19 de novembro de 2009

O Tambor


Esse belíssimo filme conta a história do incomum Oskar, um menino temperamental que se relaciona com o mundo através de seu indefectível tamborzinho, enquanto crescia em Danzig. No período do entreguerras, a cidade de Danzig foi declarada território livre, porém reclamada tanto por Polônia quanto Alemanha, e dessa disputa surgiria o motivo "oficial" do início da 2a Guerra.



Esse é um filme brilhante por diversos motivos, pois não se trata apenas de um mero drama de guerra, mas de uma obra que usa de um realismo mágico para capturar a loucura e as tragédias resultantes da alienação de uma sociedade seduzida pelo nazismo. Ao mesmo tempo que conta a estória de Oscar, esse personagem assustadoramente forte, impressionante mesmo, sem se preocupar nem um pouco com panos quentes (chegou a ser banido em alguns lugares nos EUA pelo teor controverso de algumas sequências).
Como curiosidade, a capa do primeiro EP do Joy Division (An Ideal for living) um menino tocando o seu tambor, é uma alusão a Oskar e à juventude nazista.


Um filme raro e maravilhoso, uma coleção de cenas excelentes e antológicas, que progride lentamente em direção à alegoria e ao surrealismo. Uma aula de cinema, narrativa, direção, e uma obra prima imperdível.



 
 
Titulo original : Die Blechtrommel
Ano : 1979
Diretor : Volker Schlöndorff
País : Alemanha / Polônia / Iugoslávia / França
Awards :  Cannes / Globo de Ouro / Oscar / Prêmio César França / Academia Japonesa de cinema / Blue Ribbon Award / Prêmio Bodil de cinema / Prêmio de cinema Alemão / Hochi Film Award Japão / KCFCC Award / Kinema Junpo Award / Prêmio Sant Jordi / National Board of Review, USA

 

6 comentários:

  1. primeiro EP do Joy Division é "An Ideal For a Living"...

    ResponderExcluir
  2. Sim Eduardo , corrigido ! Unknow pleasures é o primeiro album , e claro , a capa é a clássica preta com o espectro gráfico , (da qual orgulhosamente tenho uma camisa que uso pra cacete !!)
    Valeu !
    [ ]s ..

    ResponderExcluir
  3. Outra coisa interessante , sobre essa capa : Ela foi desenhada pelo próprio Bernard Summer , e abertamente alusiva ao nazismo chegou a causar um certo mal estar , mas na verdade a banda ainda estava naquele espaço entre o Punk e o som que viriam a desenvolver , então a idéia era parecer agressivo , do contra . O Joy Division nunca teve nada de Nazi !! ..

    ResponderExcluir
  4. Juliana Fabrícia da Silveira7 de março de 2010 19:03

    o link não está mais funcionando =/

    ResponderExcluir
  5. Juliana Fabricia ,

    Textei o link no meu compita e tb em outro e abriu normalmente tanto o link do torrent como o link das legendas. Pode ter acontecido uma ausência temporária do servidor do isohunt ...
    Tenta novamente que o filme vale a pena .
    Obrigado pelo toque e pela visita !
    [ ]s

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...