sábado, 21 de novembro de 2009

Vida de cigano


Perhan é um inocente e telecinético rapaz cigano que vive em um tremendo favelão na antiga Iugoslávia, num barraco junto de sua avó, irmã, um tio maluco, e do seu peru de estimação. Justo quando começa a despertar para o amor e a vida adulta, sua irmã menor precisa subitamente de uma cirurgia, e Perhan se vê forçado a seguir para a vizinha Itália com uma quadrilha de ciganos que vivem de pequenos golpes.


Esse é um excelente filme, totalmente felliniano com todos seus simbolismos, e do belo ao trágico, é de partir o coração ! O filme é o único já feito falado inteiramente na língua cigana  Rom, e  não tem pudores ao retratar as razões pelas quais os ciganos são tão odiados por todos os lugares do planeta (sobretudo pela abominável cultura de exploração de mulheres e crianças), sendo esse inclusive um dos diversos motivos que causaria pouco tempo depois a implosão da Iugoslávia em republiquetas que não conseguiram lidar com o seu caldeirão étnico criado na marra. Um filme precioso.


Titulo original : Dom Za Vesanje
Ano : 1988
Diretor : Emir Kusturica
País : Iugoslávia / Itália / UK
Awards :  Cannes / Guldbagge Bästa utländska film / European Film Award / Prêmio César França / Condor de Prata Argentina / Istanbul International Film Festival / Mostra de cinema Petrobrás .


2 comentários:

  1. Gostaria de deixar aqui nomes de alguns bons filmes sobre a cultura de meu povo.
    Bem, bons filmes como esse postado pelo dono do blog difícilmente são encontrados. Os filmes citados são de Tony Gattliff, cigano tbm que fez os filmes:
    Latcho Drom: na verdade um documentário.
    Gadjo Dilo, Vengo, Transilvania,Exilios, Nascidos de uma Cegonha dentre outros, os citados são os meus preferidos.
    Bem, ao dono do blog parabéns e obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado cacau , apareça sempre por aqui !
    [ ]s Vader

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...