quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

A Garota da fábrica de fósforos



Iris , uma mulher solitária , triste e sem atrativos , trabalha como operária em uma fábrica de fósforos de Helsinki . Iris é uma autêntica low life cuja vida não tem qualquer horizonte. Vivendo com seus pais num precário conjugado , espera desesperadamente por qualquer coisa da vida que lhe traga algum traço de alegria que possa lhe aliviar de tamanho fatalismo.



Esse é um impressionante filme , que mesmo utilizando a estética do silêncio transmite mais emoção do que um milhão de explosões Hollywoodianas , tamanha a sua intensidade dramática. Ambientado numa Finlândia incrivelmente feia , muito distante da idéia do paraíso escândinavo que eu imaginaria , é o tipo de filme sem esperança , melancólico ,  mas ainda assim (ou talvez por isso) tocante e belo . Prova de que a linguagem do cinema é virtualmente infinita em suas possibilidades ..






Titulo original : Tulitikkutehtaan tyttö
Ano : 1990
Diretor : Aki Kaurismäki
País : Finlândia / Suécia
Awards : Festival de Berlim / European Film Award / Jussi Awards


LINK PARA TORRENT


LINK PARA LEGENDA

...

Um comentário:

  1. Um filme que, graças ao silêncio nos deixa a sós com nossos pensamentos e medos, enquanto somos guiados por imagens e pela frieza de um mundo que desaprendeu a amar e se afundou na melancolia sádica que compõe a tristeza.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...