sábado, 5 de dezembro de 2009

Moscow não acredita em lágrimas


Um grupo de três jovens amigas vindas do interior da Russia dividem um quarto  numa habitação coletiva operária em Moscow . A principal preocupação das moças : conseguir um casamento rapidinho , de preferência com um bom partido e pular fora daquele cortiço soviet !



Por trás de um enredo aparentemente tolo está um belíssimo filme , uma verdadeira preciosidade , que vai crescendo em muitas direções diferentes , até que as três moças se tornem senhoras . Curioso como um filme feito e passado na Moscow linha dura , teoricamente a meca da ideologia socialista , trata basicamente de diferenças de classe e de alpinismo social ! Para mim esse filme foi uma revelação , desde um olhar mais próximo no status quo comunista , até as tomadas de uma então orgulhosa e moderna Moscow setentista , que são de encher os olhos , algo como observar pela fechadura um pedaço de passado que não volta mais , para o bem ou para o mal. 



Essa obra é um recado do lado de dentro da cortina de ferro apontando a universalidade da essência humana , lembrando que independente de ideologias ou regimes as pessoas são sempre as pessoas. Um filme imperdível , cheio de qualidades , coisa fina mesmo (para quem é um observador do cotidiano é obrigatório) , e uma trilha sonora original de canções folk .. em russo .. Weird !!



Titulo original : Москва слезам не верит (Moskva Slezam ne Verit)
Ano : 1979
Diretor : Vladimir Menshov
País : União Soviética
Awards : Urso de ouro em Berlim / Oscar (melhor filme estrangeiro)


LINK PARA TORRENT


LINK PARA LEGENDAS

...

4 comentários:

  1. Nossa! Nem me lembrava mais deste filme.
    É um dos bons filmes feitos dentro da cortina de ferro.
    Você observa muito bem que a essência das pessoas é a mesma, seja sob um regime filosoficamente igualitário - mas não na prática -, ou sob um regime que valoriza as diferenças.
    Belo post.
    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Pois é , na verdade parece que o segredo dos bons filmes é saber exatamente contar histórias humanas com os " Panos de fundo " diferentes . Aqui no caso essa coisa fascinante que se chama Russia ..
    Valeu !

    ResponderExcluir
  3. Baixei o filme, mas a legenda está em inglês. Tem em português?

    ResponderExcluir
  4. João , no proprio post do filme existe um link para baixar a legenda , que é em português e também sincronizada para o release do torrent que está no post, além de eu ter feito já a correção para pt br .
    [ ]s

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...