quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

O Franco atirador




Mal o fiasco do Vietnam havia terminado , e o diretor Michael Cimino já apontou o ventilador e espalhou shit por todos os lados nesse espetacular filme que mostra como este lamentável episódio modificou o cotidiano de 5 rapazes simplórios de uma pequena cidade americana.



Muito bem dirigido e com um elenco inspirado em suas atuações impressionantes , o filme flui fácil nas suas três horas de duração . Não é um filme "de guerra" , mas sobre a condição humana , e as curtas cenas de batalha estão lá para compor a trama (maior enfase no humilhante episódio da tomada de Saigon) .





Curioso como esse filme foi ganhando reputação de maldito através dos anos , talvez pela sua crueza e clima tenso ( as cenas de roleta russa fazem Pulp fiction parecer um desenho animado ), ou por tratar a América na condição de império do mal , que manda seus filhos morrerem em guerras desnecessárias e com isso fugindo do clichê do sacrificado "Herói de guerra". O fato é que ele raramente figura na lista dos "mais mais" e acabou se tornando um cult involuntário . Um filme potente e visceral .



Titulo original : The Deer hunter
Ano : 1978
Diretor : Michael Cimino
País : USA
Awards : Globo de Ouro / Academia Japonesa de Cinema / Oscar / Premio Eddie de editores USA / American Movie Awards / BAFTA  UK / Blue Ribbon Award Japão / DGA Award / Hochi Film Award / Kinema Junpo Awards / Los Angeles Film Critics Association Awards / New York Film Critics Circle Awards / Writers Guild of America, USA

LINK PARA TORRENT

LINK PARA LEGENDA

...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...