sábado, 26 de dezembro de 2009

O Homem espantalho



Na fria e alcoólica Escócia , o pacato e católico sargento Howie viaja até uma vila remota na costa norte do país para investigar o desaparecimento de uma menina. Ao chegar no vilarejo Howie se choca ao perceber que todos os habitantes do local deram às costas ao cristianismo para seguirem com total dedicação rituais pagãos herdados dos seus ancestrais celtas e nórdicos . Porém esses rituais envolvendo orgias e sacrifícios são ainda mais chocantes e bizarros do que os rituais cristãos.







Esse é um clássico entre os cults , tido geralmente como filme de terror , mas que na verdade é um thriller atmosférico , envolvente e inteligente , que reflete bem o espírito do seu tempo . O filme aborda a inevitável questão da crise de fé , e numa boa sacação , " toma de volta " a real vocação religiosa de uma terra que sofreu uma (brutal) cristianização forçada através dos séculos . Um bom filme que não merecia aquele remake tão ruim (e existe remake bom ??..)






Titulo original : The Wicker man
Ano : 1976
País : UK
Diretor : Robin Hardy
Awards : Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films, USA / Satellite Awards

LINK PARA TORRENT

LINK PARA LEGENDA

...

4 comentários:

  1. A princípio pode parecer um filme que coloca em pauta a intolerância e a ignorância dos crentes, mas com ao desenrolar do curta percebe-se uma trama muito mais complexa, bem estruturada e que recebe como fechamento um fim pragmático, que nos remete a pensar sobre quais pilares sangrentos as religiões, de um modo geral, se curvaram para se estruturar.

    ResponderExcluir
  2. Pessoalmente não aprecio este filme, que considero ofensivo e desinformado do ponto de vista religioso. Sim, não sou cristã e sim novamente, sou neo-pagã.

    ResponderExcluir
  3. É isso aí anônima , cada um assiste o que quer , essa é a beleza na liberdade , certo ?
    Mas relaxe , sem ofensas , é só um filme , que não precisa ser exatamente fiel aos rituais pagãos ou neo pagãos para dar o recado ok ?
    [ ]s !

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...