sábado, 12 de dezembro de 2009

Terra Prometida


No final do século 19 , Lodz na Polônia era um grande centro da industria têxtil . Três jovens amigos , um nobre polaco , um rico judeu , e um inteligente alemão (emblemáticamente as três "etnias" formadoras do povo polonês ) se unem para criar a sua própria fabrica de tecidos , deixando de lado ética ou limites que possam atrapalhar esse projeto .




Esse é um poderoso épico polonês , feito durante os anos do comunismo , e que por trás de um excelente filme traz também uma óbvia mensagem ideológica. O célebre diretor Andrzej Wajda  se foca na desigualdade social e agruras do proletariado , enquanto retrata os milionários da industria quase como monstros. Porém , além do evidente ataque ao capitalismo , Wajda corajosamente atirou pedras contra o próprio telhado polonês , ao mostrar uma sequência em que trabalhadores são baleados em um piquete nos portões da fábrica , que na verdade é um comentário de um fato real ocorrido anos antes na então Polônia comunista.


O cara nunca escondeu suas intenções políticas , mais tarde se juntou ao Solidariedade de Lech Walesa , e o resto é história .. Enfim , dentro do contexto , é um produto do seu tempo. Mas acima de tudo , é um filmaço , uma obra que vai além do comentário social , mostrando as interessantes peculiaridades de uma sociedade de história tão intrigante como a Polônia.




Titulo original : Ziemia Obiecana
Ano : 1975
Diretor : Andrzej Wajda
País : Polônia
Awards : Festival Internacional de Cinema de Moscow / Festival de cinema Polonês / Oscar / Valladolid International Film Festival


LINK PARA TORRENT

LINK PARA LEGENDA

...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...