segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Encurralado



Em 1970 , um desconhecido moleque de 22 anos recebe um telefonema com alguém lhe dando a chance de rodar seu primeiro longa, com um argumento bastante simplista, do tipo gato e rato: um pacato cidadão de classe média é perseguido por um caminhoneiro homicida durante uma viagem rodoviária de rotina. Só isso. Para completar  o desafio, o garoto teria pouco tempo e dinheiro para filmá-lo, inteiramente em locação, o que acabou fazendo em míseros 13 dias. O filme se tornou um dos grandes momentos do cinema americano, e o rapaz viria a se tornar um ícone do cinema do século 20, Steven Spielberg.





É interessante que Spielberg, hoje um gigante dentro da industria, possa ostentar um film cult desse quilate, e de tamanha qualidade, na sua filmografia multiplatinada. O filminho é uma jóia: cheio de frescor inventivo, lindamente paranóico, e sofisticado, saído da lente de um rapaz que respirava cinema desde a infância. Depois disso ninguém mais seguraria o cara. O filme é também um sintoma maior da new wave americana, espécie de atualização tardia do cinema de modernismo europeu do pós guerra, contextualizada para a realidade yankee à partir de meados dos anos 60 (qualquer dia escrevo seriamente sobre isso por aqui)



Eu tive bons momentos com esse filme, que assisti algumas vezes no corujão, e recentemente me bateu uma saudade dele, justamente refletindo sobre como a força criativa de um iniciante, salvo algumas honrosas exceções, costuma se diluir com o tempo. Spielberg é com certeza um diretor de grande controle da técnica, mas na minha ridícula opinião, se mostraria através dos anos um realizador de carreira um pouco irregular (até mesmo pela característica de ser o camaleão que é). Porém, sem dúvida, é um grande diretor que já escreveu seu nome na história, e Duel estárá sempre entre a nata da sua produção.





Título Original : Duel
Ano : 1971
Diretor : Steven Spielberg
País : USA
Awards : Festival de cinema Fantástico de Alvoriaz / Globo de Ouro / Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films / Toronto Film Festival
...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...