quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Morte em Veneza


No ano de 1911 , Gustav é um compositor alemão , profundamente atormentado , que segue sozinho para uma temporada de repouso em Veneza , onde pretende se recuperar dos eventos estressantes acontecidos recentemente em sua vida. Porém , ao se hospedar no elegante hotel do Lido , se depara com um adolescente polonês de 14 anos , Tadzio , pelo qual passa a alimentar um grande fascínio . O que seria uma viagem de repouso para Gustav , se torna uma desesperada maratona de tentativas para conseguir qualquer contato com o garoto.



Esse é um belo filme , melancólico e bastante doentio , baseado no controverso livro de Thomas Mann , que por sua vez escreveu o papel de Gustav para o compositor de vanguarda  Gustav Mahler . O filme dá uma boa olhada nos costumes da elite européia durante a belle époque  , quando o art noveau imperava , e os protocolos sociais e modos afetados eram a lei (um pouco depois e a primeira guerra chegaria para encerrar todo esse glamour com sangue e pólvora)  .


Os conflitos de Gustav , dividido entre seu trabalho , família , honra , hipocôndria e homossexualidade latente dão um tom assombrado ao filme , que somado aos miúdos filosóficos espalhados aqui e ali fazem de Morte em Veneza um deleite para qualquer cinéfilo !





Título original : Morte a Venezia
Ano : 1971
Diretor : Luchino Visconti
País : Itália / França
Awards : Festival de cinema de Moscow / BAFTA Film Award / Bodil Awards / Cannes / Oscar / Bodil Awards / Silver Ribbon / Kinema Junpo Award Japão / Prêmio Sant Jordi Barcelona

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...