quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

O Cão branco



Na nosso atual reinado do politicamente correto parece inacreditável , mas há quase 30 anos alguém decidiu bancar esse filme que conta a estória de uma atriz de segunda linha que atropela um belo cachorro branco (um pastor canadense) , e compadecida leva o animal para viver com ela. Após recuperado , o bicho se mostra companheiro , dócil e ainda protege a casa . Porém o cachorro revela um segredo sinistro : ataca mortalmente todas as pessoas negras que cruzam o seu caminho.



Esse filme , que na verdade é um baita dog exploitation (gênero mais ou menos comum durante os anos 70), acabou sendo engavetado pelo estúdio que temia algum tipo de represália por causa de sua idéia central e algumas de suas brutais sequências . Resultado : Cult !


Apesar de maniqueísta e óbvio , o filme acaba sendo uma  peça anti racismo e um ataque aos detestáveis rednecks racistas americanos (que moram em trailers e se casam com as próprias irmãs) , isso porque na América até tocar na questão racial já é um tabu , ainda mais da maneira clara (e controversa) que o filme apresenta , ao catalisar em um cão emblematicamente branco todo o ódio racial de uma sociedade. No fim das contas funciona muito bem como uma sessão da tarde , e também como um pequeno tratado de sociologia .




Título original : White dog
Ano : 1982
Diretor : Samuel Fuller
País : USA
Awards : Nenhum

3 comentários:

  1. Eu ví esse filme! E foi no SBT, q na época ainda chamava TVS. E o tão cão não gostava da cor mesmo. Mordia geral.

    Pelo q me lembre, no final conseguiram "tirar" o racismo dele, né? Mas deve ter dado trabalho...

    ResponderExcluir
  2. Pode crer , o filme é um B zão mesmo , coisa fina ! Rss ..
    [ ]s

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...