segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

O Declínio do império americano


Um grupo de pedantes intelectuais canadenses passa o dia nos preparativos de um jantar entre amigos . Enquanto cozinham , bebem e conversam sobre todo tipo de aventuras sexuais em que já se envolveram . Ao mesmo tempo , as respectivas esposas passam o dia entre academia e sauna , enquanto igualmente confessam as suas fantasias e pequenos pecados sexuais umas as outras . Mas é a noite durante o jantar , quando todos se encontram ,  que o drama acontece ..



Esse é um interessante filme de Denys Arcand , em que a "América" do título é o Canadá  (e não a pudica vizinha de baixo !) , onde as pessoas tratam de sexo como uma espécie de parque de diversões de adultos , embora no final das contas , e a despeito de todas as teorias sócio psicanalíticas defendidas pelos personagens ,  a sexualidade humana ainda é um tabu quando se trata da intimidade deles próprios ! Usando uma abordagem cínica , quase constrangedora , o filme funciona como uma boa análise dos valores da classe média , infidelidade , casamento , fetiches , etc , tudo isso aplicado à (de fato) decadente realidade nos relacionamentos burgueses .







Titulo Original : Le déclin de l'empire américain
Ano : 1986
País :  Canadá
Diretor : Denys Arcand
Awards : Cannes / Genie Awards / NYFCC Award / Toronto International Film Festival

2 comentários:

  1. Muito bom o blog, irmão! Estou encontrando filmes excelentes aqui. No caso do filme "O Declínio do Império Americano", a legenda está no idioma português?

    ResponderExcluir
  2. Beleza Dan !
    Todas as legendas são em português.
    [ ]s ! Apareça sempre .

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...