domingo, 24 de janeiro de 2010

Sweet Sweetback's Baadasssss Song



Sweetback é o cara , um malandro agulha que ganha a vida como insáciável comedor em um show erótico num horroroso puteiro do gueto negro de South Central Los Angeles . Um dia , ao ver um brother Pantera negra brutalizado por dois policiais brancos , Sweetback ataca os homens com extrema violência. Perseguido e acuado , precisa fugir a todo custo.



Baadasssss Song é muito mais um manifesto do que propriamente um filme. Uma obra tosca , feita na base da brodagem com atores amadores e que custou alguns punhados de dólares (bancados pelo comediante negro Bill Cosby !!). Mas o que falta de primor artístico nesse filme , sobra em importância histórica ! Um brutal panfleto que conclama à revolução em tom bem alto , e gritado na cara do homem branco (The Man).







Na época em que foi rodado o caos social na América era evidente , e entre tantas difíceis questões , o conflito racial foi o barril de pólvora que explodiu com mais violência em muitas cidades  daquele país , que vivia (vive ?) em um Apartheid não declarado. Os negros , após séculos de servidão e fartos de viverem oprimidos pelo "Homem" , estavam de fato se organizando em nível de guerrilha urbana.



Embora não tenha sido feito com a intenção de ser um Blackexploitation (e ele não é !) , o filme é tido como o marco zero do gênero (Shaft foi lançado um pouco depois) , que reinou absoluto na década de 70  , com  trilha sonora de deep soul denso e psicodélico (como soa o Racional , de  Tim Maia ) , Black powers por todo lado , e ritmo lisérgico e peculiar , é um autêntico fotograma do momento em que surgiu , evocando de maneira violenta e controversa o orgulho do negro americano. Um filme bastante interessante , que na moral , queria mesmo era apagar o incêndio com gasolina ...

Título original : Sweet Sweetback's Baadasssss Song
Ano : 1971
Diretor : Melvin Van Peebles
País : USA
Awards : Nenhum

LINK PARA TORRENT

LINK PARA LEGENDA

...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...