quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Terra e liberdade


David , um aparentemente pacato senhor , sofre um infarto no seu apartamento em Liverpool , e mesmo socorrido às pressas , morre no hospital . Sua neta , ao remexer seus pertences , descobre através de cartas , fotos e recortes de jornais que o avô havia lutado como voluntário na guerra civil espanhola , e em flashback , começa a ser narrada a sequência dos eventos.



Esse é um ótimo filme que trata de uma maneira comovente de um dos assuntos historicamente mais fascinantes do século 20 : a terrível guerra cívil espanhola , quando na ânsia de deter o avanço fascista no mundo , milhares de voluntários vindos de várias partes do mundo se juntaram às fileiras dos republicanos que combatiam os nacionalistas de Franco. Eram as brigadas internacionais , que de fato contaram inclusive com a ajuda do doidão Ernest Hemingway , do "pequeno príncipe" Saint-Exupéry , do anarquista inglês George Orwell , e até com o brazuca Apolônio de Carvalho !


O filme mostra através de personagens fictícios como o que poderia ter sido a única revolta popular socialista legítima na história da Europa ocidental , acabou se fragmentando , em parte por causa de um dos seres mais monstruosos da história : Stalin . Um filme obrigatório para quem ama história . Independente de ideologias políticas, um autêntico grito de liberdade ( No pasaram ! )

Titulo original : Land and freedom
Ano : 1995
Diretor : Ken Loach
País : UK / Espanha / Alemanha / Itália
Awards : Cannes / Prêmio César França / Prêmio Goya / New York Film Festival / Thessaloniki International Film Festival / Prêmio de cinema argentino Condor de Prata / BAFTA Awards / European Film Award / Turia Award Valência / Sant Jordi Awards Barcelona / French Syndicate of Cinema Critics

LINK PARA TORRENT

LINK PARA LEGENDA

...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...