segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Paisagem após a batalha


Imediatamente após o final da segunda guerra , todos os prisioneiros de um campo de concentração na Polônia são libertados com a chegada dos aliados , entre eles Taeusz , um poeta que se encontra bastante traumatizado após presenciar tantos horrores. Ao ser enviado para um campo de refugiados conhece uma linda judia (que odeia ser judia) , Nina , e com quem faz planos para escapar rumo a uma vida completamente nova. Mas antes Taeusz precisa se livrar de todo rancor que ainda sente pela espécie humana.


Filme sombrio e atmosférico que mostra o horror da guerra como causa da degradação total de um homem que se encontra completamente esmagado após tanta exploração e toda sorte de humilhações , e compreensívelmente se encontra em um estado mental lastimável . Baseado na história real do escritor polonês Tadeusz Borowski.


E um detalhe curioso : o filme foi feito durante o regime comunista polonês , e o diretor Andrzej Wajda ( do excelente A terra prometida , já postado aqui ) deixa a sua mensagem cifrada : No filme , o campo de concentração é libertado por aliados americanos , quando na verdade todos os seis campos de concentração poloneses foram libertados pelas tropas russas . Foi a maneira de Wajda dizer que a Polônia precisava de mais liberdade e menos controle de Moscow naquele momento . E eu me pergunto : será que o ilustre sensor comunista assistiu o filme doido de Vodka para perder esse pequeno "detalhe" ? ...

Título original : Krajobraz po bitwie
Ano : 1970
Diretor : Andrzej Wajda
País : Polônia
Awards : Cannes

LINK PARA TORRENT

LINK PARA LEGENDA

...

Um comentário:

  1. Esse filme mostra o que a guerra pode deixar de aniquilamento psicológico na mente humana ...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...