quinta-feira, 25 de março de 2010

Matadouro 5


Billy é um nerd cuja consciência está solta no tempo , e por isso vive dando pulos para frente ou para trás através da história de sua vida : infância , a juventude desperdiçada na II guerra , o casamento com uma gorda patética , e a maturidade como um burguês suburbano do espaço sideral.



Filme de produção eficiente mas que por misturar elementos tão inusitados como ficção científica , II guerra , e drama existêncialista , acabou mergulhando no ostracismo e relegado ao esquecimento, por conta do seu ar estranho e incomum.


O filme é realmente uma boa curiosidade , e mesmo com uma visão algo romanceada da II guerra , dá um destaque interessante ao controverso bombardeio de Dresden.
Um filme meio esquizofrênico ..



Título original : Slaughterhouse-Five
Ano : 1972
Diretor : George Roy Hill
País : USA
Awards : Cannes / Globo de Ouro / Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films / Directors Guild of America / Hugo Awards / Writers Guild of America

LINK PARA TORRENT

LINK PARA LEGENDA

...

4 comentários:

  1. Valeu! Já tinha ouvido falar nesse título, mas não é algo comum de se encontrar pra baixar.

    ResponderExcluir
  2. Isso aí Pope , realmente o filme (assim como muitos outros postados aqui) é uma boa obra que flopou na épca do lançamento e simplesmente foi esquecido , e injustamente , pois é um filme muito bom ..
    [ ]s !

    ResponderExcluir
  3. O filme não é "maluco" à toa: isso faz parte da narrativa (as memórias em flashes do protagonista Billy), do livro homônimo em que foi baseado, do genial escritor americano de ascendência alemã Kurt Vonnegut. Billy, aliás, é alter-ego do autor, que lutou em Dresden, e ali presenciou o mais terrível bombardeio (sim, foi pior que Hiroshima, com a cidade cercada por fogo e se transformando em um enorme forno, pulverizando as pessoas ilhadas a mais de 1000ºC... mas poucos sabem) da 2ª Guerra.

    Ainda não vi o filme, mas o livro é ótimo (como todos os outros, que também li): tem um humor corrosivo e crítico, desesperançado e afiado, de quem vê a América com todas as suas idiossincrasias, coisas belas e terríveis. Se ainda está vivo, já está com o pé na cova: leiam antes que vire História... Altamente recomendado!

    ResponderExcluir
  4. Excelente dica Martin ! O filme preserva sim esta mesma visão contestadora do sonho americano , e pela descrição que você deu do livro parece tratar-se de uma adaptação bastante fiel.

    Em relação ao bombardeio de Dresden , também considero um evento pouco "comentado" no balaio da história , pois foi extremamente brutal , e na opinião de muitos desnecessário , já que a Alemanha já se arrastava na Guerra , e pior , teve um custo civíl inestimável. Rola a lenda de que Churchill o ordenou por puro ressentimento , como uma maneira de punir os alemães na tentativa de fazê-los experimentar um pouco do mal que propagaram . Dresden me fascina ! Eu tenho um outro blog , de viagens , e tem um post sobre Dresden lá . O endereço é www.viagemaofundodaviagem.blogspot.com

    [ ]s !!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...