quinta-feira, 8 de abril de 2010

Rio ne repond plus




Essa sensacional comédia tem o mote mais impagável possível: Uma paródia francófona e supimpa à fase retrô de 007 ! Em 1967, o agente secreto francês OSS 17 (uma mistura de Sean Connery clássico com Jean Paul Belmondo e Agente 86), embarca para o Rio de Janeiro na tentativa de localizar um microfilme perdido que lista toda a francesada que colaborou com os Nazistas na segunda guerra .


Nem precisa dizer mais nada, porque isso é só um fio condutor pra uma deliciosa série de situações bizarras e divertidas num propositalmente caricatural Brasil ! Um Rio de Janeiro idealizado para entrar no clima sacanista / reverente a Bond, James Bond. Uma segunda referência fortíssima é "O Homem do Rio", filme francês de 1964 dirigido por Philippe de Brocca, que mostrava o inigualável Jean Paul Belmondo, no Brasil, vivendo por sua vez (em um filme divertidíssimo) uma mistura de indiana Jones, com James Bond, com filme dos Trapalhões (anos J. B. Tango)


O filme é completamente bem conduzido, e como paródia não poderia ser melhor, realmente feito por quem gosta muito da fruta original descascada por Ian Fleming, sem esquecer da prata da casa francesa, no caso a dobradinha Belmondo/De Brocca. Ah, e, no melhor estilo francês, uma boa sacaneada nos Americanos .. Les bizarres Amèricains ! Cheio de locações familiares aos brasileiros, sobretudo os cariocas, (Brasília, Grumari, Serra de Petrópolis, Santa Teresa ...) sendo muitas locações reprisadas de O Homem do Rio. Para completar, a direção de arte é um primor, coisa de emocionar o cinéfilo mesmo. 


Titulo original : Rio ne repond plus
Ano : 2009
Diretor : Michel Hazanavicius
País : França
Awards : Seattle International Film Festival / PiFan International Film Festival - Coréia / Palm Springs International Film Festival / Prêmio César 

...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...