sábado, 1 de maio de 2010

Performance


Chas é um sádico e devotado gangster que trabalha para uma poderosa organização criminal em Londres. Seu negócio é extorção e intimidação na base da violência . Mas numa virada do destino , Chas passa a ser caçado pelo seu antigo patrão. Precisa então desaparecer de qualquer maneira , e para isso se torna inquilino de um rock star recluso e doidão e de sua amante , que vivem em estado de delírio permanente , e com os quais desenvolve uma curiosa relação.



Excelente (e raro) filme inglês , que além de ser o debut cinematográfico de Mick Jagger , também é um filme bastante inventivo e experimental para o seu tempo , e aparentemente parece ser a maior/única inspiração para o recente cinema de Guy Ritchie , que também é fascinado pelo sub mundo gangster londrino , e que não se faz de rogado em homenagear/copiar repetidamente o espírito de Performance a cada produção sua.



Mas o filme realmente é uma beleza , ao expor o choque cultural entre o pragmatismo e a crueldade do mundo criminal , e o cotidiano etéreo e quase virtual de um bando de hippies vivento em Notting Hill , no auge da swinging London ! E ainda há um subtexto interessante : Turner , o personagem de Mick jagger , é uma brincadeira com o próprio , já que ele também foi considerado pela cruel crítica inglesa de então como acabado e afogado demais no jet set  para voltar a fazer algo de interessante. Mas o tombo dos críticos foi enorme , já que os mais memoráveis trabalhos dos Stones pertencem à década de 70 .




Como linguagem o filme também representa uma ruptura , ao aplicar na esfera cinematográfica a estética da contracultura e da psicodelia , sobretudo em relação à edição de cenas e de som , e também indo mais fundo que os seus similares da época , ao dividir o filme em 4 fases distintas : a caretice , a viagem , o flash back e a bad  .. ! Tudo nessa ordem , pra ficar legal ... Clássico !



Titulo original : Performance
Ano : 1970
Diretor : Donald Cammell / Nicolas Roeg
País : UK
Awards : Birmingham Screen Festival / Karlovy Vary Film Festival / BAFTA Film Award





...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...