domingo, 9 de maio de 2010

Stalingrad


Quando Hitler estabeleceu o seu domínio em praticamente toda a Europa ocidental , achou que era o momento certo de tomar as riquezas naturais da Russia , e contrariando toda a lógica cabível , quebrou o tratado de não agressão que havia estabelecido com a União Soviética e enviou um enorme contigente , o seu eternamente infame 6o exército , para as estepes Russas , de olho no petróleo e no parque industrial soviético , mas com a desculpa de que a população local era fruto de uma detestável mistura racial , também comandou um dos maiores genocídios da história moderna.



Hitler demonstrou todo seu amadorismo , despreparo e falta de malícia ao desafiar um país cuja história não apontou jamais um conquistador bem sucedido , além dos incontáveis recursos e soldados sempre prontos a serem enviados ao front por Stalin , que desprezava a vida humana tanto quanto Hitler , mas só que desta vez ele tinha a força da razão. Como Napoleão , Hitler contava com uma conquista rápida e fatal , e não preparou os seus homens para o maior trunfo das estepes : o inverno glacial. Stalingrado era o seu maior capricho , e queria a qualquer custo capturar a cidade que levava o nome do seu desafeto.


A aventura de Hitler em Stalingrado causou uma das maiores catástrofes da história , que custou a perda de inestimáveis recursos militares , econômicos e humanos . E pior , com o intuíto de proteger o continente do tão perigoso Bolchevismo acabou sendo o responsável ele mesmo por trazer o comunismo para o coração da Europa , de onde não sairia pelos próximos 45 anos.



Esse valioso documentário tem um belo desfile de imagens de arquivo , e além de detalhes do front ainda traz depoimentos emocionados dos sobreviventes de ambos os lados , do maior cerco da segunda guerra , e suas terríveis implicações. Caso o leitor seja também um entusiasta do assunto , sugiro a leitura do excelente livro Stalingrado (editora Record ) de Antony Beevor , que esgota o assunto ...

Titulo original : Stalingrad
Ano : 2003
Diretor : Jörg Müllner / Friedrich Scherer / Christian Deick / Stefan Mausbach / Sebastian Dehnhardt / Manfred Oldenburg
País : Alemanha / Russia / Holanda / Finlândia
Awards : New York Film Festival

LINK PARA TORRENT

LINK PARA LEGENDA

...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...