terça-feira, 22 de junho de 2010

Kurt Cobain : Retrato de uma ausência


Quando o Nirvana estourou , o jornalista americano Michael Azerrad gravou mais de 25 horas de conversas com Kurt Cobain com o propósito de escrever o seu livro " Come as you are " . Mas como a trajetória da banda foi curta , as fitas hoje servem também como um interessante material testamento dessa figura intrigante que foi Kurt Cobain.



Preenchida com imagens de fundo de Aberdeen , Seattle e paisagens do noroeste americano , e sem contar com musicas do Nirvana ou qualquer material protegido por direitos autorais (a viúva não liberou) , o artista digressiona sobre suas origens caipiras , sua adolescência nerd , o amor ao punk , sucesso , drogas ; mas sempre com o habitual tom hipocondríaco e neurótico.


O melhor testamento sobre Cobain , em minha patética opinião é o excelente livro " Mais pesado que o céu " , mas esse documentário é um ótimo mimo para os fãs mais interessados , que contando com uma trilha sonora fantástica (Melvis , Black Flag , Breeders , Iggy Pop , etc ) serve como petisco para o tão esperado filme "oficial" do cara que está no território dos rumores já há alguns anos.






Título original : Kurt Cobain About a Son
Ano : 2006
Diretor : AJ Schnack
País : USA
Awards : Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro / Festival Internacional de Cinema de São Paulo / Rome Film Fest / Independent Spirit Awards / Festival de Cinema de Mar del Plata / Cleveland International Film Festival / Newport Beach Film Festival / Pacific Cinémathèque Pacifique / Big Sky Documentary Film Festival / New Horizons Film Festival / Toronto International Film Festival / Helsinki International Film Festival / CPHDOX Festival Dinamarca / Thessaloniki Documentary Festival

2 comentários:

  1. Ainda não consegui ver esse filme. Está na minha lista, junto com A Todo Volume (o documentário com os guitarristas Jimmy Page e The Edge, do U2). Entender a mente do Cobain dá uma tese de doutorado de tão complexa.

    Cultura? O lugar é aqui:
    http://culturaexmachina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Atenção , o filme não contém vídeos dos shows cujas imagens ilustram a postagem. São apenas fotos tiradas pela namorada de Kurt durante seus primeiros shows e que ilustram também o audio das entrevistas ..
    [ ]s Vader

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...