terça-feira, 15 de junho de 2010

Sílení - Loucura


Lunático é o nome do filme : uma demente digressão do tcheco Jan Svankmajer . Um delírio infâme que não deixaria impassível nem o mais distraído dos humanos . Uma beleza de obra , de arte , no sentido acadêmico da palavra . É uma espécie de versão em filme de um quadro de Bosch , um pesadelo que não para de seguir em frente , uma doce heresia capaz de comover um hipotético Nietzsche cinéfilo .



As referências vão da narrativa onírica de Buñuel , realismo italiano , os disparates do Marquês de Sade , e a escuridão de Edgard Allan Poe . O filme já começa com um manifesto do diretor em pessoa , afirmando estar a arte hoje em dia " perdida junto ao olhar do narciso em um espelho d'água " . O cara é sinistro ! E pelo que me pareceu , o rei do stop motion em plena era digital .O que mais eu posso dizer ?



Cinema como terapia purgativa , repleto de diálogos aforismáticos e relevantes . Filme para quem tem um parafuso a menos (ou a mais ...) . Já havia postado há uns meses sobre esse filme em um outro blog meu não-de-cinema, mas definitivamente esse é o tipo de filme raro , que precisa ser passado adiante . Altamente recomendável !

Título original : Sílení
Ano : 2005
Diretor : Jan Svankmajer
País : Republica Tcheca / Eslováquia / Japão
Awards : Palace Film Festival Republica Tcheca / International Film Festival Rotterdam / Titanic International Filmpresence Festival / Tribeca Film Festival NY / Warsaw Film Festival / Night Visions Film Festival Finlândia / Thessaloniki International Film Festival / Taipei Golden Horse Film Festival / Tallinn Black Nights Film Festival / Palm Springs International Film Festival / Semana del Cine Checo Argentina / Czech Lion / Pilsen Film Festival

LINK PARA TORRENT

LINK PARA TORRENT OPCIONAL

LINK PARA LEGENDA

...

3 comentários:

  1. Filme Genial!!Genial!!Genial,Já era fã de Jan Svankmaker mas deixei escapar essa obra prima.Muito obrigado pela postagem. Excelente blog!!!

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo anônimo ! esse filme é uma coisa espetacular. Esta semana mesmo falei dele com uma conhecida, que por acaso descobri ser filha de mãe nascida na Rep Tcheca. Muita coincidência !!

    Abs !

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...