segunda-feira, 12 de julho de 2010

Pela graça recebida ...


Benedetto Parisi sofre uma queda e é levado às pressas até um hospital para receber uma cirurgia de emergência , e durante o procedimento , toda a sua vida passa diante de seus olhos . Mas o que Benedetto vê é uma vida inteira à sombra dos princípios religiosos que lhe foram imputados desde a infância , e dos quais jamais conseguiu se libertar por inteiro.



Esse obscuro e interessante filme italiano tem seu valor por contestar , mesmo que de maneira suave e tragicômica , o peso que a religiosidade pode exercer na formação da personalidade dos indivíduos  que cresceram sob esta espécie perversa de abuso psicológico , que irônicamente é completamente aceitável/desejável pelo senso comum : o temor do divíno . Impagável em certa parte do filme a sacação sobre a "Impotência do Onipotente " , ou seja , a incapacidade de se consumar o ato sexual em virtude do medo do castigo de Deus.



Como cinema o filme é uma raridade , do tipo que não existe mais : uma comédia italiana setentista , de apelo popular , cunho existêncialista e crítica social , e o melhor , cheio de italianices e paixão cinematográfica. É ótimo postar um filme italiano como esse por aqui , primeiro porque sou muito fã dessa safra de commedia all'italiana , e também como uma homenagem a Nino Manfredi , um ator/diretor ultra prolífico e de grande importância na cultura da bota.

Título original : Per grazia ricevuta
Ano : 1971
Diretor : Nino Manfredi
País : Italia
Awards : Cannes / Accademia del Cinema Italiano - Premi David di Donatello / Sindicato Nazionale Giornalisti Cinematografici Italiani

LINK PARA TORRENT

LINK PARA TORRENT OPCIONAL

LINK PARA TORRENT OPCIONAL

LINK PARA LEGENDA

...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...