segunda-feira, 19 de julho de 2010

Porque eu sonho



Leolo é um menino sensível que vive com a sua família de desajustados em um cortiço na Montreal dos anos 50 . Mas para escapar do seu cotidiano árido e caótico o garoto cria para si um alter-ego , Léolo Lanzone , filho de um tomate siciliano , e que vive em um mundo de sonho e fantasia enquanto cresce e descobre os mistérios da vida.


Um filme repleto de situações bizarras envolvendo doença mental , fezes , sexo e animais , e ainda assim muito bonito e sutil , que vai conduzindo o espectador para um estado mental nostálgico e cativante , através de uma atmosfera poética , entre o trágico e o belo . Um filme fantástico , cheio de lirismo e realmente arrebatador , imperdível para os cinéfilos de coração sensível .

Título original : Léolo
Ano : 1992
Diretor : Jean-Claude Lauzon
País : Canada / França
Awards : New York Film Festival / Fantasporto / Cannes /  Montreal Canadian Film Festival / Vancouver International Film Festival / Valladolid International Film Festival / Toronto International Film Festival / Genie Awards

Um comentário:

  1. O filme caminha pela variedade de estilos, com elementos dramáticos, fundidos com cômicos, que as veses se aproximam do frívolo.
    A história da infância/adolescência de um menino, que por falta de afeto de seus familiares caminha pelas descobertas pueris, a mais rica puberdade onde é considerada a melhor e conturbada vida do ser humano, principalmente homem.
    O longa poderia apresentar elementos mais polêmicos e peculiares, a parte da masturbação, a sexualidade poderiam ser mais evidênciadas, por parte o filme acaba perdendo a essência do drama em horas e passa para o cômico.
    Poderia sim ser mais melancólico, mas isso não afeta significamente o seu valor.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...