sábado, 7 de agosto de 2010

A Árvore de Guernica


Filme que retrata de maneira alegórica e com toques surreais , os horrores da guerra civíl espanhola , usando como protótipo do conflito a cidade fictícia de Villa Romero . Porém , a árvore do título é uma referência verdadeira ao Carvalho sagrado do País Basco e ao bombardeio de Guernica ,  também retratado no filme.




Trata-se de um magnífico filme , dirigido pelo demente escritor e diretor espanhol Fernando Arrabal (também fundador do movimento Pânico) , e realizado quando se encontrava exilado . Repleto de imagens perturbadoras como de costume em sua obra. Arrabal se utiliza por exemplo de anões para representar o campesinato espanhol desfavorecido , e expressa de maneira bem gráfica as relações carnais entre fascistas e o clero espanhol. Os eventos mais importantes da guerra são enumerados quase que didaticamente , e o resultado é fantástico , um clássico alternativo.



Como um admirador da história espanhola e sobretudo do fascinante capítulo da guerra civíl , não há como não considerar este filme uma obra prima . Mas numa análise puramente cinematográfica é coisa para deixar qualquer cinéfilo entusiasmado , sobretudo se for um fã de surrealismo e de escatologia. Para quem gosta de ir mais fundo , não deixe de ler o tijolaço A Batalha pela Espanha , de Antony Beevor (sempre ele !) , o livro mais completo já escrito sobre este complexo conflito , editado aqui no Brasil pela Editora Record ..


Título original : L'arbre de Guernica
Ano : 1975
Diretor : Fernando Arrabal
País : França / Italia
Awards : Nenhum

LINK PARA TORRENT

LINK PARA TORRENT OPCIONAL

LINK PARA LEGENDA

...

Um comentário:

  1. Nossa, que site luxuriante!!! Adorei a seção 'Em cartaz", linda! E que acervo, heim, indignada comigo mesmo por ainda não ter vindo aqui! parabéns! Vanessa.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...