domingo, 14 de novembro de 2010

Exuberante Deserto


Dvir é um menino de 12 anos que vive em um Kibutz , onde além das suas duras obrigações de trabalho com a comunidade , precisa lidar com o fato de sua mãe ser emocionalmente instável desde ter se tornado viúva , sob circustâncias que Dvir ainda não conseguiu compreender completamente . Essa é a premissa deste excepcional filme israelense , que traz muito mais por trás dele : uma abordagem no aspecto psicológico de se viver sob o "princípio da igualdade" levado ao extremo , em uma assustadora comuna primitiva que eram os Kibutz há algumas décadas.


Os Kibutz são comunidades agrícolas israelenses que combinam princípios do socialismo e do sionismo , e mesmo sendo instituições ligeiramente utópicas em sua origem , acabaram exercendo um importante papel na formação da identidade cultural do jovem estado de Israel , e mais que isso , funcionaram como principal fator de atração aos colonos judeus para a Palestina. Para mim como gentio , pode parecer uma idéia complicada de se entender (portanto não me cabe julgamento algum) , mas o legado dessas comunas agrícolas é , para o bem ou para o mal , inestimável aos Judeus de todo o mundo. Um filme excelente !

Título original : Adama Meshuga'at
Ano : 2006
Diretor : Dror Shaul
País : Israel / Alemanha / Japão
Awards : Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro / Sundance Film Festival / Berlin International Film Festival / Paris Israeli Film Festival / Seattle International Film Festival / Tallgrass Film Festival / Palm Springs International Film Festival / Toronto International Film Festival / Israeli Film Academy / Motovun Film Festival

LINK PARA TORRENT


LINK PARA LEGENDA

DVD

...

2 comentários:

  1. Parabéns pelo texto escrito sobre o filme The Devils,é tão empolgante que estou baixando o filme, embora nunca tenha visto nenhum filme nesse estilo mais drak.
    Parabéns pelo blog, realmente obrigatório.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Billy , apareça quando quiser para conferir as postagens .
    [ ]s ! Vader

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...