domingo, 19 de dezembro de 2010

Fitzcarraldo


Brian Fitzgerald (conhecido pelos camponeses como "Fitzcarraldo") tem uma paixão ardorosa pela música erudita . Assim , tem um sonho delirante de construir uma casa de ópera no meio da selva peruana , e para realizá-lo percebe que primeiro precisa fazer fortuna com borracha , para depois avançar com o seu projeto musical .




Esplêndido épico bizarro , e mais uma parceria Herzog/Kinski , ( e que já apareceu aqui no blog na postagem Burden of Dreams ) , que retrata a obstinação de um homem excêntrico e visionário , e que na verdade reprisa a persona do próprio Herzog  , que não mediu esforços para realizar o filme que tornou-se célebre por conter uma das cenas mais impressionantes do cinema : um vapor de 300 toneladas se movendo montanha acima .



Para Herzog não havia a possibilidade de se filmar a cena em maquete ou muito menos utilizando-se de efeitos especiais : seria a coisa real ou nada .Obcecado como o próprio protagonista do filme , Herzog declarou que caso o projeto fosse abandonado seria um homem sem sonhos e colocaria fim à sua própria vida em função disso .



Fitzcarraldo é de fato uma grande conquista , um trabalho de amor . Um filme tão exótico , audacioso , raro ,  intrigante , obcecado , e que resultou numa obra que causa uma impressão tão forte , que volta e meia me pego pensando nele , mesmo tendo se passado muito tempo desde que o vi pela primeira vez . Um filme magnificamente imperfeito .


Há uma verdadeira epopéia por trás deste filme , que envolve desde acidentes aéreos , picadas de cobra , membros amputados , a conhecida personalidade maníaca de Kinski à plena forma , Mick Jagger , e muitas outras histórias impressionantes que tornam o making of Burden of dreams quase tão obrigatório quanto o filme em si ... 


                                      


Título original : Fitzcarraldo
Ano : 1982
Diretor : Werner Herzog
País : Alemanha / Peru
Awards : Cannes / San Sebastian International Film Festival / New York Film Festival / Fantasporto Film Festival / Cinemanila Film Festival / Jakarta International Film Festival / Indielisboa / BAFTA Film Award / German Film Awards / Golden Globe / Guild Film Award

Um comentário:

  1. O release tem dual audio , não esqueça de selecionar o audio em ingles , ou vai assisti-lo com audio em espanhol sobre o audio em ingles.
    [ ]s vader

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...