terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Harmonias de Werckmeister


A chegada de um circo itinerante em uma fria e provinviana cidade no interior da Hungria , traz consigo duas atrações : uma baleia empalhada em tamanho natural e o " Príncipe " , um personagem de freak show com ares messiânicos e poder de inflamar a plebe com seu discurso de blasfêmia . Como o Príncipe arrasta com ele uma multidão de populares por onde passa , a elite da cidade está preocupada com as consequências do seu discurso .



Um filme belo e melancólico que parece feito sob medida para os poetas , sonhadores , loucos e filósofos . Qualquer outra pessoa , dotada de temperamento pragmático ou filisteu irá simplesmente rejeitá-lo imediatamente , como uma experiência dolorosa . A obra tem gritante influência no cinema de Andrei Tarkovsky , com longos e impressionantes planos , belas composições e muito cuidado estético .

                                                     


Parece muito tentador procurar mensagens cifradas ou interpretações para as alegorias do filme , mas nos extras do DVD o diretor foi categórico ao afirmar que não houve qualquer intenção simbólica em seu trabalho , e o que está ali simplesmente está ali . Um filme desafiador que atesta as infinitas possibilidades do cinema , para ser apreciado com calma e atenção e enfim chegar cada um às suas próprias conclusões .


Título original : Werckmeister harmóniák
Ano : 2000
Diretor : Béla Tarr / Ágnes Hranitzky
País : Hungria / Itália / Alemanha / França
Awards : Festival de Berlim / Cinedecouvertes Age D'or Film Festival Brussels / Toronto International Film Festival / Chicago International Film Festival / Warsaw Film Festival / László B. Nagy Award / Hungarian Film Week

LINK PARA TORRENT

LINK PARA TORRENT OPCIONAL

LINK PARA LEGENDA

DVD

...

3 comentários:

  1. Na minha opinião, As Harmonias de Werckmeister, é a obra-prima do Béla Tarr!

    Parabéns, seu blog é muito bom!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Sr F , e concordo plenamente sobre o filme.
    [ ]s !

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...