quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Em Segredo




Esma é uma mãe solteira com a difícil tarefa de criar sua filha adolescente sozinha em Saravejo, em meio às cicatrizes e heranças amargas da guerra dos Balcãs, numa Bósnia decadente que tenta se re erguer dos escombros morais desse (pouco lembrado) conflito, em pleno coração da Europa, que há meros 20 anos espalhou a barbárie no pior genocídio desde a II Guerra à acontecer no velho mundo.




A Iugoslávia (ela mesma fruto de uma construção artificial que em ultima análise resultaria no conflito) assolada por aquela guerra civíl terminou por se refragmentar em diversas republiquetas conturbadas, deixando um rastro de xenofobia e ódio racial em um país que acomodava na marra diversas nacionalidades, linguas, religiões e alfabetos. Em Segredo é um bonito filme que mostra esses efeitos colaterais, só que dentro de um pequeno universo pessoal.


Título original : Grbavica
Ano : 2006
Diretor : Jasmila Zbanic
País : Bosnia Herzegovina / Croacia / Austria / Alemanha
Awards : Festival de Berlim / Portland International Film Festival / Moscow Film Festival / La Rochelle Film Festival / Toronto International Film Festival / Festival Morelia México / Tallinn Black Nights Film Festival / Hong Kong International Film Festival / Mar del Plata Film Festival , entre outros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...