segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Retrato de um assassino



Filme levemente baseado na história de Henry Lucas, um assassino em série que gostava de variar seus métodos para não levantar suspeitas quanto ao autor dos crimes. Henry tinha um único amigo: Otis , um indivíduo desprezível, fracassado e mero criminoso comum, porém com uma irmã que significava algo para o sombrio coração de Harry.



Curioso e obscuro filme de baixo orçamento que deve agradar aos fãs de slasher, já que há muita escatologia explícita. Entretanto não se trata de um mero lixão, pois o filme não se resume apenas aos maneirismos típicos do cinema trash, ao contrário, o diretor John McNaughton manteve um clima sóbrio durante todo o filme, e deu uma dimensão humana ao personagem, que torna o filme de fato assustador.



Título original : Harry , the portrait of a serial killer
Ano : 1986
Diretor : John McNaughton
País : USA
Awards : Independent Spirit Award / Telluride Film Festival / Boston Film Festival / Chicago International Film Festival / Fantasporto / Splatterfest Film Festival UK / Brussels International Festival of Fantasy Film / Locarno International Film Festival / Catalonian International Film Festival / Locarno International Film Festival

2 comentários:

  1. Esse filme tem umas passagens que me lembraram "Laranja Mecânica".
    []

    ResponderExcluir
  2. Anônimo ,

    O filme tem clara analogia com Laranja mecânica (a sequência do assalto à residência), afinal a obra de Kubrick tem mesmo esta influência avassaladora . Talvez a motivação de Harry seja um pouco diversa da de Alex (Laranja), mas com certeza a catarse de violência é exatamente a mesma. Voce já assistiu Benny's Video ? Há também vários pontos em comum , sobretudo o fetiche em se assistir os próprios atos de violência. Também é uma boa pedida ..
    [ ]s !

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...