sábado, 1 de janeiro de 2011

Viva la Muerte !


Durante a guerra civíl espanhola , Fardo é um menino que sofre pelo desaparecimento de seu pai comunista . Sua mãe lhe contou que após ser preso seu pai teria sido executado pelos fascistas . Porém , mais tarde , Fardo descobre que sua mãe católica ferrenha e portanto simpatizante dos nacionalistas , foi quem entregou seu pai às autoridades . A partir daí o menino passa a experimentar um grande conflito expresso através de impressionantes imagens do seu inconsciente : por um lado alimenta fantasias edipianas por sua linda e adorada mãe , e por outro execra o seu ato de mentira e traição , juntamente com a fé católica que a motivou.




Viva la Muerte é o desbunde mais radical de Fernando Arrabal , que como já foi dito aqui , é um dos criadores do movimento pânico de teatro , juntamente com Jodorovski . Como discípulo de seu compatriota Buñuel , Arrabal levou ao extremo as idéias do mestre , e produziu este fabuloso filme cujo teor de surrealismo e escatologia é suportável apenas por fãs do gênero , ao catalisar toda a sua frustração e revolta na forma de imagens tão perturbadoras quanto fascinantes. Viva la Muerte é o ataque cinematográfico mais pungente à ditadura de Franco , que já impregnava a Espanha havia décadas.





O filme é ambientado na Espanha , porém Arrabal estava banido do país , e portanto produzia seus filmes no exílio . Por esse motivo Viva la Muerte foi rodado na Tunísia , e pela mesma razão é falado em francês . Outras referências ao norte da Africa espalhadas pelo filme lembram que foi justamente dali (no Marrocos) que a guerra civil espanhola teve início. Através das desconcertantes fantasias infantis de Fardo o diretor ataca todo o sádico e o grotesco do regime fascista (sem esquecer da covardia cometida contra Garcia Lorca) , assim como reduz a pó a maior aliada dos nacionalistas : a igreja católica. Enfim , Viva la Muerte é muito foda , clássico do cinema marginal , ícone dos midnight movies e visualmente inacreditável .


Título original : Viva la Muerte
Ano : 1971
Diretor : Fernando Arrabal
País : França / Tunísia
Awards : Telluride Film Festival / Cannes


LINK PARA TORRENT

LINK PARA TORRENT OPCIONAL

LINK PARA LEGENDA

DVD


...

5 comentários:

  1. Ahhh, mas só tenho a agradecer! Lindíssimo blog, coisa fina. Estou estourando a memória do meu pc por sua causa, hahaha.

    ResponderExcluir
  2. Guilherme ,

    Obrigado pela gentileza , apareça sempre para conferir as novas postagens .

    [ ]s ! Vader

    ResponderExcluir
  3. gostei muito das tuas resenhas, quando quiser visite lá o meu (apesar de estar bem parado e com teias há um tempo...)

    abraço

    ResponderExcluir
  4. esqueci de deixar o endereço

    http://enochhaym.blogspot.com.br/?zx=625579847534613e

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Neide ! Vou olhar agora seu blog.

    Abs Vader !

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...