segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Freud além da alma


Filme que mostra de maneira romanceada as primeiras tentativas , erros e acertos de Freud , nos anos em que ainda formulava as premissas que dariam origem à sua teoria psicanalítica , assim como a "tormenta de indignação" (nas palavras do própio) com que suas idéias foram recebidas na comunidade científica vienense. Embora tome algumas liberdades biográficas e tenha ainda uma narrativa muito rígida , o filme comprovou o apelo que o tema provoca junto às massas.




Freud foi uma das mentes mais brilhantes que se tem notícia . Foi o primeiro estudioso a se precipitar por inteiro no abismo do inconsciente , revelando nossos impulsos primordiais e a propria natureza da motivação humana. Em plena belle époque , quando uma resina vitoriana ocultava as pessoas por trás de afetadas aparências , teve a coragem de afirmar que a nossa essência é feita a partir dos desejos mais primitivos e vulgares. Não é de se espantar que tenha sido ignorado completamente por 10 anos.



É incrível como ainda não foi produzida uma versão cinematográfica mais recente e completa sobre a biografia de Freud , que com certeza , nos dias de hoje poderia ser mais explícita em conteúdo e imagem . Embora a psicanálise tenha sofrido pesado bombardeio desde que foi estabelecida , e atualmente inclua uma enorme variedade de abordagens , ainda permanece muito viva e fiel à estrutura conceitual de Freud.




Título Original : Freud (aka Freud : the secret passion)
Ano : 1962
Diretor : Jonh Huston
País : USA
Awards : Berlin International Film Festival / Golden Globe / WGA Award  / DGA Award

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...