quarta-feira, 13 de abril de 2011

Badlands



Kit é um gari fora da lei e com pinta de James Dean , numa cidadezinha do meio oeste americano . Ele se envolve com a ingênua adolescente Holly . Como o pai da moça desaprova o romance, a solução é matá-lo e pegar a estrada com a menina, numa road-trip de incompreensível violência. Filme superficialmente baseado em um incidente real que chocou a América no final da década de 50 , e também o primeiro esforço cinematográfico de Terrence Malick , enigmático diretor para lá de bissexto , que em 30 anos realizou apenas 4 filmes , mas sem dúvida nenhum tão forte quanto Badlands.




O filme é uma das primeiras metáforas a surgir nos anos 70 sobre a ruptura da inocência que a sociedade americana sofreu , sobretudo após a década de 50 . Malick teoriza, em seu retrospectivo ensaio cinematográfico, acerca da "expulsão mítica do Éden ", quando, a partir de então , a América abandonava seu hipotético status de terra santa (Hollyland) , repleta de complexos reprimidos de decência e carolice , para um status de Terra má (Badland) , com uma sádica propensão à violência e outros pecados. Me parece que hoje as duas Américas ainda permanecem vivas em uma só , e quanto mais seus desejos secretos e maus são reprimidos por uma estranha consciência de puritanismo , maiores são seus surtos histéricos de violência e dominação .



Russ Meyer já havia sacado isso mais de uma década antes , enquanto o processo estava acontecendo , mas retratava a coisa toda com sua deliciosa visão escapista e debochada , tendo basicamente , feito uma série de filmes exatamente com o mesmo argumento , e que são essencialmente a mesma coisa . Malick fez sua obra em outro tom : lúgrube , lento , fantasmagórico e dramático , resultando em um filme desolador e meditativo , que acabou virando um cult absoluto . É o protótipo, nascido uma geração antes de Assassinos por natureza , e seria apenas uma co-incidência o fato de Tarantino ter vampirizado diretamente os dois diretores ?

Título Original : Badlands
Ano : 1973
Diretor : Terrence Malick
País : USA
Awards : New York Film Festival / Donostia-San Sebastian International Film Festival / Festival de Veneza / Berlin International Film Festival / Karlovy Vary International Film Festival / BAFTA Film Award / National Film Registry USA / San Sebastián Film Festival

DVD

...

Um comentário:

  1. Ja estou a um tempo querendo ver o filme do Terrence Malick, até porque acho que vou gostar, o ultimo filme que ele vai lnaçar parece ser bem interessante, o titulo em portugues, ficou ''Terra de Ninguem''?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...