terça-feira, 26 de abril de 2011

Invasores de Corpos


Na bela São Francisco , um eficiente plano de invasão alienígena é posto em prática : esporos de plantas interplanetárias começam a germinar e a produzir clones das pessoas , que são trocadas por cópias exatas, porém a própria alma é descartada e substituída pelo caráter desprovido de emoção dos extraterrestres "encorporados". Matthew e Elizabeth , dois funcionários do departamento de saúde pública, começam a desconfiar que talvez exista uma conspiração em curso.




Excelente e esquecido filminho, que na verdade é um remake do clássico dos anos 50 , cuja trama é exatamente a mesma , mas que  funcionava como uma alegoria anti-comunista nos anos em que o cinema americano se enganjou na paranóia de medo soviético que varreu o país. Na versão mais recente está em jogo a questão da própria identidade dentro de uma sociedade impessoal , sobre o que faz alguém ser o que é, uma parábola sobre cultos de massa , despersonalização, e a própria paranóia no sentido clínico da coisa. Do caralho !



A direção de Philip Kaufman é sensacional : o clima lúgrube e preciso , os movimentos de câmera, a trilha e os ruídos naturais amplificados criam uma atmosfera sufocante e adequada. O elenco dispensa comentários , e os anos 70 tornam tudo melhor, a verdade é essa. O filme é perturbador, e conseguir esse efeito é obra para poucos. Se você pensa que ainda se fazem bons filmes de horror hoje você precisa assistir isso ...

Título original : Invasion of the Body Snatchers
Ano : 1978
Diretor : Philip Kaufman
País : USA
Awards : WGA Award / Festival do Cinema Fantástico de Avoriaz / Academy of Science Fiction Fantasy & Horror Films


DVD


...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...