sábado, 16 de março de 2013

A Fortaleza





Obscuro filme oitentista que retrata  o brutal sequestro, e eventual redenção (spoiler !) de uma turma de alunos de uma escola situada no remoto sertão australiano, por uma quadrilha de sinistros mascarados. Filminho pra lá de raro, mas que teve uma boa carreira televisiva no Brasil à seu tempo, e de fato, traumatizou bastante a minha infância (onde meus pais estavam com a cabeça para me deixar assistir ?), com um nível de tensão constante, em virtude de sua crueza e elevado teor de violência e barbárie. Mas apesar disso tudo o filme foi claramente, e bizarramente, concebido com um certo "apelo infantil".





Este filme ficou anos circulando no meu inconsciente e tive finalmente a chance de revê-lo, e achá-lo, agora já crescido, surpreendentemente bem realizado, para um filme que certamente nasceu sem qualquer pretensão maior, e acabou virando um cult absoluto, do tipo rato de locadora. O elenco infantil está ótimo, e tudo funciona bem nesse filme que com certeza custou bem pouco. Não é exatamente um filme de terror, mas é certamente perturbador, explora bem o uso das mascaras, e tenho minhas dúvidas se hoje em dia alguma produtora distribuiria um filme com um final assim tão escatológico envolvendo crianças. Alguém ai se lembrava dele ?








Título Original : Fortress
Ano: 1985
País : Australia
Diretor : Arch Nicholson
Award : Nenhum

Um comentário:

  1. Lembro deste filme e fiquei com a mesma sensação na época! Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...