sábado, 16 de março de 2013

Lost in translation





Bob é um decadente ator americano de meia idade, que visita Tokyo para participar de uma oportunista campanha publicitária que lhe reforçará o orçamento. No hotel em que está hospedado conhece a jovem e encantadora Charlotte, bela esposa de um workaholic fotógrafo de rock que lhe dedica bem menos da atenção que ela mereceria. As diferenças culturais que os cercam isolam os dois angustiados companheiros de viagem numa empática experiência existencial, que acaba se transformando em algo mais profundo.




Delicado trabalho de direção de Sofia Coppola, que conseguiu, sobretudo através do silêncio, extrair emoções quase que tangíveis nesse lindo e agridoce filme que simplesmente adoro. O mérito do filme é  abordar diversos miúdos metafísicos sem sequer mencioná-los (dai o genial trocadilho do título original, lost in translation, ou seja, as sutilezas de uma língua que se perdem na tradução, por falta de um termo que as defina). O expectador apenas as sente. Tokyo é o catalizador de toda a ideia, um terceiro personagem, e funciona como a metáfora perfeita do refúgio emocional idealizado que as viagens suscitam - afinal, porque todos amamos tanto viajar ? E não seriam os filmes uma espécie de viagem em pequena escala ? Este aqui certamente é.




É um filme que tem tanto a oferecer ! Inclusive uma trilha sonora impecável, claramente um quarto personagem. Sofia conhece o assunto: cresceu amiga pessoal dos Sonic Youth e toda turma da no wave novaiorquina, e é casada com ninguém menos que Thomas Mars, do Phoenix ( com ótimo disco novo na praça), que teve a oportunidade de conhecer, imaginem vocês, ao negociar os direitos de uma canção da banda para este filme. Moram hoje em Saint German de Prés (Paris) e costumam andar pelo bairro como "gente comum", do tipo que você esbarra quando vai ao mercado (uma amiga minha esbarrou mas preferiu manter a linha e não tietar). Enfim, trata-se de um filme encantador, altamente recomendável.

Título Original : Lost in translation
Ano : 2003
Diretor : Sofia Coppola
País : Japão / USA
Awards : Independent Film Awards /  Festival de Cinema de São Paulo / Prêmio César de cinema Francês / Grand prix cinema Brasil (Melhor Filme Estrangeiro) / CEC Espanha / Screen International Award / Fotograma de Plata / Oscar / Globo  de Ouro / MTV Movie Award / Festival de Veneza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...